quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Siga a torah e Yeshua!

Deus,Israel,judeus,Torah um nome nos lembra outro...sabemos que a nossa salvação vem dos judeus.E Deus nos enviou a sua palavra. A torah dos judeus são ensinamentos que devem ser observados por todos nó, independente da religião.O pentateuco faz parte da nossa bíblia sagrada que teve sua enorme trajetória  ate chegar assim toda bonita e organizada para nós, graças a Deus por isto!!,fico imaginando a responsabilidade do escriba até porque se ele errasse começava tudo de novo...

Uma coisa tenho certeza Deus ama a humanidade e faz de tudo para manter o contato conosco. Nos envia a sua palavra, seu único filho e seu Santo espírito,ele nunca nos deixa só!

Mas falando da  Torah é o mais sagrado dos escritos para os judeus,chamado também de lei de moisés e também reconhecido por todos cristãos como o Pentateuco, os primeiros cinco livros da Bíblia. Os livros são assim chamados:

  1. Bereshit - gênesis 
  2. Shemot-êxodo
  3. Vaicrálevítico
  4. Bamidbarnúmeros
  5. Devarimdeuteronômio 
Lembrando que esses nomes são para os não judeus!
Geralmente conhecemos a torah em rolos,mas há versões impressas em livros,chamados de chumash.

A torah dos judeus, a bíblia sagrada dos cristãos, devem ser lidos todos os dias,porque e a palavra de Deus ja dizia o salmista no salmos 119,99,²Tenho mai.s entendimento que todos os meus mestres ,porque o teu testemunho são a minha meditação².



Amo a palavra do Senhor.





2 comentários:

  1. Conteúdo do livro azul de cima para baixo: Torah (Lei/Instruçao), Nevyim (Profetas), ketuvim (Escritos), que são o conteúdo da Tanak ou Tanach equivalente do Antigo Testamento. Elohim, plural de El, é o termo hebraico onde em português se lê Deus ou D'us. Yehowah (Iehouah) ou Yahweh (Iahueh) são as possibilidadea hebraicas onde ocorre Jeová ou Javé ambos se referindo ao Tetragramaton; Grande Nome De Quatro Letras.
    Bom artigo.

    ResponderExcluir
  2. Shalom!
    Cesar Augusto Cabral,obrigada por enriquecer o meu artigo.Deus abençoe você!

    ResponderExcluir